segunda-feira, 2 de março de 2009

Perigos na Internet

Agora que chegaram os computadores Magalhães é muito importante não esquecer os perigos que existem na Internet.
Passamos a vida preocuparmo-nos em educar os nossos filhos o melhor possível, ensinando-lhes regras, dando-lhes conselhos, acompanhando-os nas suas diversas actividades, alertando-os constantemente para eventuais perigos etc. A Internet entrou nas nossas vidas e veio para ficar, passando a fazer parte delas. Mas tal como acontece com outras coisas nas nossas vidas, a Internet comporta alguns riscos com os quais temos de aprender a lidar para podermos preparar os nossos filhos para mais esta nova realidade.

Alguns Cuidados a ter:

»Utilize o computador e a Internet com os seus filhos. Deixe que eles tenham o prazer de lhe mostrar os seus sítios favoritos.
»Coloque o computador num local da casa onde todos tenham acesso, e não no quarto dele/dela. É muito difícil para o aliciador comunicar-se com uma criança ou adolescente quando o computador está num lugar visível para os pais ou qualquer outro membro da família.
»Deve ter acesso à conta de serviço dos seus filhos, e examinar periodicamente o seu correio electrónico [e-mail]. Seja sincero com eles quanto ao seu acesso a esta conta e as razões pelas quais o faz.
»Tenha no computador que o seu filho utiliza um firewall ou filtros que impeçam o acesso a informação não desejada. Mas não esquecer que os filtros não são 100% fiáveis.
»Ensine-os a usar a Internet de maneira responsável. Há actividades na Internet de muito mais importância do que os atractivos que as salas de conversa [chat rooms] ou Fóruns oferecem.
»Procure saber quais são os serviços de segurança usados na escola e nos lugares onde seus filhos acedem à Web. Em todos estes lugares que não estão ao alcance de sua supervisão, pode encontrar-se um aliciador sexual.

Existem muitos sites onde os pais podem consultar e ver os perigos que existem na Internet.
Deixamos este site que está muito acessível tanto para os pais como para as crianças.
http://sitiodosmiudos.kids.sapo.pt/imprimiveis/imagens/Pais_imp/InternetSeguranca.pdf

...Pais, continuação de uma boa educação...

Sem comentários:

Enviar um comentário