quinta-feira, 5 de março de 2009

Reunião na Assembleia Municipal Cascais

No dia 3 de Março pelas 21h a nossa Associação esteve presente na reunião convocada pela Junta Freguesia de S.Domingos de Rana com a Assembleia Municipal.

Resumindo o significado de Assembleia Municipal :
« Assembleia Municipal é o órgão legislativo no sistema político-administrativo português , que actua na esfera dos municípios.
A assembleia municipal é constituída por membros eleitos directamente, em sufrágio universal , directo e secreto dos cidadãos recenseados na área do município, segundo o sistema de representação proporcional.»

A nossa Associação foi convocada para apresentar à Assembleia Municipal e à Srª Drª Vereadora da Câmara de Cascais o Relatório dos levantamentos de necessidades para a nossa Escola elaborado pela Associação, (publicamos este levantamento no blog em Janeiro, pode consultar no Arquivo do blog).

Passando a citar o que nos foi transmitido:
Telheiro
Telheiro de ligação entre o edifício de Salas de Aulas e o outro edifício -refeitório e Salas de Expressões artísticas, pedimos urgentemente um Telheiro maior à volta dos edifícios existentes, pois o telheiro existente como pode-se constatar, é muito pequeno.
Resposta: Vai ser aumentado, mas não como solicitamos mas esperemos que seja para breve.

Manutenção/ Conservação dos Espaços existentesNeste momento como podemos constatar a escola está sem manutenção, sabemos que está prevista uma intervenção Educacional de todos os meninos.Os próprios meninos e respectivos professores, sabem que o jardim não está bem e estão empenhados em melhorá-lo, em pequenas coisas.
Resposta: Vão pedir para fazer limpeza na escola ( principalmente atrás do refeitório)

Campo de Futebol Colocação de Placas em Cortiça- no fosso à volta do campo de futebol, onde neste momento está uma vala de areia e água, é uma zona perigosa, e talvez as placas de cortiça funcionassem como zona de segurança para possíveis quedas, sobretudo em tempos chuvosos, recentemente foram colocadas novas balizas e fixadas no campo, falta a pintura das mesmas.Torna-se uma zona bastante perigosa para quem necessita beber água ( sendo este o único bebedor), como se pode ver na foto existe uma tampa de esgotos que está bastante a cima do nível do chão.
Resposta: Vai ser para muito breve a reparação desse fosso, ficaram muito sensibilizados com a tampa do esgoto que apresenta um enorme perigo

Segurança rodoviária
Está muito bem encaminhada, e também será para breve
junto ao portão e na rampa ninguém poderá estacionar.
vão ser colocadas passadeiras
sinal de aproximação de escola
está previsto construção de um passeio
a praceta deverá ser só de um sentido

Chão sala de aulas
Resposta:Vão coloca-lo nas ferias da Pascoa

Em relação aos outros pontos apresentados:
-Espaços envolventes - Jardins Exteriores- Relvar diversos espaços e calcetar outros, nomeadamente os caminhos de entrada.-Como se pode constatar a entrada principal da Escola necessita de obras/intervenção, pois quando chove fica tudo enlameado e com poças de água, logo junto ao portão principal onde os meninos entram e saem todos os dias
-Elaboração de espaço de Recreio

Fomos informados que:
Existe um projecto para a construção de um novo espaço que será o Jardim Infância, (provavelmente poderá começar a ser construído lá para 2011) nessas obras os espaços envolventes serão arranjados, também vão retirar os pedregulhos que estão ao pé do portão principal bem como melhorar a entrada principal.
O Edifício principal só vai ter obras de manutenção, este edifício vai-se manter.
O edificio mais antigo onde se encontra o refeitorio também vai ter obras.

Para que as situações apresentadas se resolvam mais rapidamente, foi nos pedido para fazermos pressão junto ao Agrupamento.

Pais/Enc de Educação de uma coisa podem ter a certeza, já que começamos vamos até ao fim.
Em conjunto...conseguimos fazer da escola dos nossos filhos uma escola Melhor.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido que, bons frutos tem colhido.

    Á apeeebcaparide um grande BEM HAJA.

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante! E já vi que têm feito e conseguido bastante coisas. Parabéns!
    continuação do bom trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Dª Mafalda,

    Acho que só se esqueceu de informar os associados, de que a obra do chão da escola, não foi feita nas férias do carnaval, pois não havia tempo, e estão previstas para as férias da pascoa,

    Obrigado
    carlos reis

    ResponderEliminar
  4. Esperemos que estas noticias se concretizem mais depressa do que o previsto. Os nossos meninos merecem.
    E se é para pressionar, então caros pais associados, só temos uma solução...

    VAMOS A ELES; TOCA A PRESSIONAR!!!!

    ResponderEliminar
  5. Força para a Associação de Pais e Encarregados de Educação, os nossos filhos e os irmãos deles que irão frequentar a escola merecem isto é muito mais!!!
    A Câmara precisa de uma Associação que os pressione. Já era tempo de existir uma Associação para fazer algo pelos meninos terem condições para trabalhar e brincar.
    Parabéns e continuação de um bom trabalho
    Vera

    ResponderEliminar