sexta-feira, 13 de março de 2009

Como prevenir os nossos filhos dos "PIOLHOS"

Caros pais,

O período escolar é uma das principais épocas de infestação por piolhos e lêndeas. É importante actuar de forma preventiva. Com este objectivo, partilhamos convosco, algumas informações que nos poderão ajudar a evitar a pediculose na nossa escola.

·Piolhos ?? O que são afinal ?

Os piolhos são pequenos insectos que vivem no couro cabeludo e se alimentam exclusivamente de sangue humano. Têm um aspecto oval, medem cerca de 2-4 mm, são transparentes e tornam-se castanho-avermelhados, quando se alimentam. As fêmeas põem diariamente 3-4 ovos, que ficam alojados no cabelo em saquinhos microscópicos esbranquiçados, chamados lêndeas.

·Como prevenir?
- Aconselhar as crianças a não partilhar objectos tais como pentes, escovas, ganchos, chapéus e peluches, pois os piolhos podem viver por mais de 2 dias em objectos.
- Utilizar toca de banho nas piscinas, pois os piolhos são resistentes à água.
- Não esperem pela comichão! Esta pode aparecer até 2 semanas após o contágio. Por isso, torna-se importante inspeccionar a cabeça das crianças com alguma regularidade. Estejam atentos sobretudo às zonas mais húmidas e quentes, tais como a nuca e atrás das orelhas.

·O que fazer quando se detecta que a criança tem piolhos ?
Se identificar piolhos ou lêndeas deve rapidamente adoptar as seguintes medidas:
1. Aplicar um produto antiparasitário apropriado. Os farmacêuticos e pediatras aconselham frequentemente antiparasitários à base de permetrina. As formulações em espuma permitem a aplicação da permetrina sobre o cabelo seco, o que proporciona uma maior concentração do tratamento nas zonas infectadas.
2.É também aconselhável aplicar o antiparasitário nos restantess membros da família.
3.Lavar a 60º escovas, pentes e todas as peças de roupa que estejam em contacto directo com a cabeça, tais como bonés, toalhas de banho etc..
4.Aspirar a casa e o carro , deitando fora o saco do aspirador.
5.Avisar a escola para alertar outros pais.

·Se o seu filho não tiver piolhos o que fazer para prevenir?
- Inspeccionar regularmente o couro cabeludo
- Sugerimos que, na altura do contágio, as meninas usem os cabelos presos
- Aconselhar as crianças que não partilhem chapéus, escovas ou pentes.

Para mais informações, consulte o site: http://www.miudossempiolhos.com.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário