terça-feira, 28 de abril de 2009

O Dia da Mãe aproxima-se...

Mães/ Enc de Educação, estamos todas convidadas a passar um bom bocado de tarde com as nossas crianças.
É já na próxima 2ª feira dia 4 de Maio a partir das 15:30.

Venha participar, haverá muitos SORRISOS e ALEGRIA.

Vai ser uma tarde bastante agitada e com algum desgaste de calorias, pedimos a quem puder levar ; um bolo ou salgados ou sumos etc…
Se houver algo para comer ou beber, os nossos filhotes e as Mães/Enc de Educação certamente recuperam as energias gastas nas actividades.

Mães, “em segredo esperemos que ninguém nos oiça” podemos adiantar que o melhor calçado para levarem será uns ténis ou sapatos baixos.

Esperamos que se divirtam,

Um feliz DIA DA MÃE

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Governo propõe 12 Anos de Escolaridade e Novo Apoio Social

O Governo anunciou, no debate quinzenal da Assembleia da República (AR) realizado no passado dia 22 de Abril, a extensão da escolaridade obrigatória e novos apoios sociais para alunos do ensino secundário.

No seu discurso na AR, o Primeiro-Ministro, José Sócrates, anunciou que vai apresentar no Parlamento a proposta de lei que passa de nove para 12 anos a escolaridade obrigatória. Para o Primeiro-Ministro, “isto significará, para todos os jovens até aos 18 anos, a obrigação de frequência da escola ou do centro de formação profissional".
O Governo anunciou ainda um novo apoio social: uma bolsa de estudos para os alunos com aproveitamento escolar no ensino secundário e beneficiários dos dois primeiros escalões do abono de família. O objectivo é garantir que “ninguém fique excluído, por razões económicas, de concluir os estudos secundários”.
Segundo José Sócrates, “a soma do abono e da bolsa representará um apoio mensal de 138 euros, para um aluno do 1.º escalão, e de 105 euros, para um aluno do 2.º escalão”. Este programa deverá ter início no próximo ano lectivo.

Data: 23-04-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Portal do Governo

Alargamento do Programa Saúde Oral às Crianças

A Ministra da Saúde, Ana Jorge, anunciou na audição da Comissão Parlamentar de Saúde, no passado dia 21 de Abril, o alargamento do programa Saúde Oral aos mais novos.

Na sua intervenção na Comissão Parlamentar, Ana Jorge anunciou que já foram atribuídos 50 mil cheques-dentista a grávidas e idosos e avançou a decisão de alargar este programa às crianças.
De acordo com a Ministra da Saúde, “as crianças com sete, 10 e 13 anos que frequentam a escola pública vão ter acesso a consultas de saúde oral e, se necessário, o direito a dois ou três cheques-dentista para tratamento”, ainda este mês. No total, serão abrangidas 190 mil crianças.
Estão ainda a ser disponibilizados mais 20 mil cheques-dentista para o tratamento de crianças com necessidades identificadas nos exames globais de saúde, antes da entrada para o ensino obrigatório.

Data: 23-04-2009
Fonte: Portal do Cidadão com Portal da Saúde

Programa 'Crescer e Ler' criado para incentivar Leitura na Infância

A Ministra da Educação anunciou, na sessão de abertura da Conferência Nacional de Educação de Infância, no dia 23 de Abril, que o Plano Nacional de Leitura vai ser alargado ao pré-escolar no próximo ano e um novo programa para promover a leitura desde a infância.

Na abertura desta conferência, que coincidiu com o Dia Mundial do Livro, a Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, anunciou o alargamento do Plano Nacional de Leitura ao pré-escolar, levando mais livros às crianças até aos seis anos de idade.

Maria de Lurdes Rodrigues divulgou ainda um novo programa, designado “Crescer e Ler”, que tem como objectivo levar livros aos centros de saúde e hospitais pediátricos, de forma a sensibilizar as famílias e envolver ainda mais as crianças no processo de leitura.

Esta proposta partiu da Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) e visa complementar os programas de aconselhamento de saúde infantil com a oferta de livros que possam desenvolver e despertar o gosto pela leitura.

Data: 24-04-2009
Fonte: Portal do Cidadão com ME

sábado, 25 de abril de 2009

Como requisitar os livros na Biblioteca?

“EMBORA ACHE A INICITIVA EXCELENTE, TENHO PENA DE NÃO TER SABIDO DA INICIATIVA, DE MANEIRA A ESTIMULAR O MEU FILHO, PARA IR LEVANTAR UM LIVRO.
PERGUNTO, COMO SE PROCESSA O LEVANTAMENTO DOS LIVROS? “

Recebemos este comentário referente à notícia de abertura da nossa biblioteca, achamos por bem publica-lo, até porque outros Pais/Enc poderão não ter conhecimento.

A Biblioteca faz parte do plano de actividades da escola, até 2006/2007 havia uma professora do Agrupamento que ia à Escola duas ou três vezes por mês e os meninos poderiam requisitar os livros.
Já se passaram 2 anos desde essa altura.
Os alunos continuam a ir à biblioteca com as suas professoras mas para lerem lá alguns livros.

A nossa Associação em colaboração com as professoras decidimos reabrir a biblioteca, para que todos os alunos possam ir livremente fazer a sua escolha e levem os livros para casa.

Esta informação foi dada na sala de aulas antes das férias da Pascoa, até porque todos os alunos têm um cartão de leitor, para puderem fazer a requisição.

Esta iniciativa é dividida por duas Mães Associadas que se disponibilizaram para estarem presentes todas as 2ª feiras no intervalo das 10:30 ou no intervalo 12:30.

Os alunos podem requisitar os livros durante uma semana, ao fim dessa semana devolvem o livro juntamente com uma ficha de leitura.

A nossa Associação pretende premiar no final do ano lectivo (no Arraial 19 de Junho) o melhor leitor.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Já abriu a Biblioteca da nossa Escola

Em colaboração com a Escola, a nossa Associação abriu hoje ( 20-04-09) a Biblioteca.

Às 10h30m os meninos ansiosamente aguardavam a sua vez, para poderem escolher um livro que fosse do seu agrado, foi como muita satisfação que vimos os nossos meninos interessados pela leitura.
Agora têm uma semana para poderem ler e apreciar o livro escolhido.

Contamos convosco no dia 27 de Abril às 10:30, para procederem à devolução e poderem escolher outro se assim pretenderem.

Boa Leitura

Reunião na Junta Freguesia S.Domingos de Rana

Pelas 21h do dia 17 de Abril, a nossa Associação foi convocada para mais uma reunião na Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.
Estivemos reunidos com Sr. Dr. Presidente Manuel Mendes, Sr. Eng, Couto Fragoso e Drª Fernanda tendo como principal objectivo saber se já existem respostas ao Relatório da situação actual da nossa escola entregue na Câmara Municipal de Cascais.

O Agrupamento da Alapraia foi convidado, e em sua representação esteve presente a Dra. Olga (Coordenadora da nossa Escola).

Foram várias as questões colocadas, umas a Dra. Olga esclareceu, outras aguardamos ansiosamente pelas respostas (será o Agrupamento a responder).
Quando obtivermos todas as respostas, concereteza que iremos publica-las.

Gostaríamos de agradecer ao Sr. Dr. Presidente Manuel Mendes, ao Sr. Eng Couto Fragoso e à Dra. Fernanda o convite e pela simpática forma de como fomos recebidos.

Obrigado pela dedicação

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Evento "Menos Açúcar, Mais Saúde"

No dia 17 de Abril pelas 9h, o 2º, 3º e 4º ano saíram para mais um passeio.
Uma visita à Cidadela de Cascais, para participarem no Evento “Menos Açúcar, Mais Saúde” que integra o projecto “Mimos & Sorrisos – Educação e Promoção da Saúde.
Iniciativa com parceria da Câmara Municipal de Cascais.
O convite foi feito ás escolas que integram alunos ou que frequentam o ATL de “O Século”, e a nossa escola é uma delas.
O objectivo específico desta visita consistia em envolver as crianças em actividades de promoção da alimentação saudável, actividade física e saúde oral.
Foi bastante produtivo, divertido e presenteado, pois os nossos meninos receberam prendinhas (aventais, chapéus de cozinheiro, escovas dentes etc…).

Obrigado pelo convite,
Esperemos que os meninos apliquem correctamente os conhecimentos adquiridos.

Sabe o que fazer em caso de sismo?

Portugal é uma zona sísmica onde existem várias falhas na crosta terreste, que originam fenómenos geológicos como os sismos. Em Novembro de 1755, Lisboa e toda a zona sul do país foi afectada por um grande terramoto que destruiu a capital portuguesa e provocou milhares de mortos.
Mas uma catástrofe deste nível dá-se não só devido à intensidade do sismo, mas também devido à vulnerabilidade das construções e da população. Hoje em dia já há construções capazes de resistir as sismos mas estaremos nós preparados para agir em situação de emergência?

O sismo que aconteceu recentemente no centro de Itália faz-nos pensar se saberiamos reagir numa situação de emergência. Veja o que deve e o que não deve fazer em caso de sismo

Antes de um sismo
- Informe-se sobre as causas e efeitos possíveis de um sismo na sua zona; aborde o assunto em família;
- Faça um plano de emergência da sua casa: garanta que todos sabem o que fazer se ocorrer um sismo e combine um ponto de encontro para o caso da família se separar em situação de emergência
- Organize um kit sismo: uma lanterna, um rádio portátil e pilhas de reserva para ambos, bem como um extintor e um estojo de primeiros socorros. Junte ainda garrafas de água de plástico e latas de conserva para cerca de três dias
- Identifique os locais mais seguros, distribuindo os seus familiares por eles: vão de portas interiores, cantos de paredes mestras, debaixo de mesas e camas sólidas. Mantenha uma distância de segurança em relação a objectos que possam cair ou estilhaçar. Também é importante conhecer os locais mais perigosos para os evitar! Afaste-se das janelas, espelhos, candeeiros, móveis e outros objectos que possam tombar.
- Não utilize elevadores e afaste-se de saídas para a rua.
- Fixe as estantes, os vasos e floreiras às paredes da sua casa. Coloque os objectos pesados, ou de grande volume, no chão ou nas estantes mais baixas.
- Ensine todos os familiares a desligar a electricidade e cortar a água e o gás e tenha à mão, em local acessível, os números de telefone de serviços de emergência.

Durante um sismo
- Abrigue-se! Procure vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama para se abrigar.
- Mantenha-se afastado de janelas e espelhos e tenha cuidado com a queda de candeeiros, móveis ou outros objectos.
- Se estiver na rua, dirija-se para um local aberto, com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água. Mantenha-se afastado dos edifícios, dos postes de electricidade e outros objectos que lhe possam cair em cima, como muros, chaminés ou varandas.
- Se estiver a conduzir, apre a viatura longe de edifícios, muros, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela.

Depois de um sismo
- Mantenha-se calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas.
- Não se precipite para as escadas ou saídas e nunca utilize elevadores.
- Não fume, nem acenda fósforos ou isqueiros, pois podem ocorrer fugas de gás.
- Corte a água e o gás e desligue a electricidade. Se precisar de luz ou energia use lanternas e pilhas.
- Ligue o rádio e cumpra as recomendações que forem difundidas.
- Limpe de imediato produtos inflamáveis que tenham sido derramados, como por exemplo, álcool ou tintas.
- Evite passar por locais onde existam fios eléctricos soltos.
- Não utilize o telefone, excepto em caso de extrema urgência: feridos graves, fugas de gás ou incêndios.
- e muito importante! Não circule pelas ruas para observar o que aconteceu, deixe-as livres para as viaturas de socorro.

Informação retirada em Activa.pt /Carla Nabais 07 Abr. 2009

terça-feira, 14 de abril de 2009

Chegou o ultimo período escolar

Hoje (14 de Abril) começa o 3º e ultimo período escolar.

Vamos lá…

Estudar
Para melhorar
Subir as notas
Para todos passar…

Para uns (4ª classe) aproxima-se uma nova Etapa, aproveitem todos os minutinhos, para poderem levar muitas e boas recordações da vossa escolinha, professores, auxiliares e dos vossos amigos.

BOA SORTE AMIGUINHOS

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Feliz Páscoa

A Associação deseja

a todos os alunos, Professores, Auxiliares, Pais, Enc Educação, Associados da nossa Escola...
Uma Doce e Feliz Páscoa