sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Campanha - Crianças Seguras

No dia 19 de Fevereiro de 2009, a pedido da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Caparide, compareceu na Escola o Sr. Agente Rocha da Escola Segura.
Foi solicitado para criar as condições de segurança que as crianças merecem, para que se sintam apoiadas e protegidas.

Com esta Campanha queremos sensibilizar todos os Pais/Encarregados de Educação dos perigos que os seus educandos encontram à entrada/saída da Escola.
Para que não aconteça nada de grave, temos todos a obrigação de assumir comportamentos adequados, através da adopção de uma atitude cívica, responsável e consciente. Reduzindo assim, a probabilidade de ocorrer acidentes.

Nunca é demais pedir aos Pais/Encarregados de Educação, para contribuírem na criação de condições de segurança que todas as crianças necessitam.
- As crianças têm dificuldade em adaptarem-se às condições do trânsito e em enfrentá-lo pois o trânsito é feito para os adultos e não para as crianças.
-As crianças têm, por exemplo, dificuldade em reconhecer o lado direito do lado esquerdo, de calcular as distâncias e as velocidades dos veículos, de forma a poderem atravessar em segurança.


…Tarefas que os adultos desempenham geralmente com grande facilidade….

Os pais sabem que ninguém os substitui nos principais ensinamentos, porque a criança confia antes de mais neles, para tudo. Mas... como protegê-la? Como começar? O que é que os pais podem fazer em concreto?

Por isso, a Associação de Pais e Encarregados de Educação solicita a vossa colaboração, pedindo para deixarem de estacionar as vossas viaturas junto à entrada /saída da Escola.

É MUITO IMPORTANTE NÃO ESQUECER,
A criança não vê como um adulto.

- o campo de visão da criança é mais estreito do que o do adulto
- devido à pequena estatura, não consegue ver por cima dos veículos estacionados, por isso fica escondida e pouco visível aos olhos dos condutores
- confunde “ver” e “ser visto”
- demora cerca de quatro segundos a distinguir se um veículo está a circular ou parado
- confunde as noções “volume” e “distância”: um automóvel parece-lhe normalmente mais afastado de si do que um camião


Colabore,
Vai sentir que está a dar um contributo concreto para a segurança do seu filho !
A melhor forma de ensinar o seu filho a ser um utente responsável e seguro é dar bons exemplos
.



APEEEBCAPARIDE
Mafalda Cardeira

Sem comentários:

Enviar um comentário